Mensagem para o 2º domingo da quaresma

Estou sentindo o reforço da Arquidiocese de São Paulo em fazer mais próxima às atividades pastorais e missionárias nas regiões pastorais. É fruto do trabalho de cinco anos de sínodo arquidiocesano que tem como tema “comunhão, conversão e renovação missionária”. A região pastoral Lapa tem esforçado na formação catequética e bíblica.

Esse processo de conversão pastoral começa com a proximidade dos párocos e seus fiéis entre as Paróquias. Com proximidade fica mais fácil o diálogo e entrosamento para trabalhar os desafios pastorais numa grande cidade como São Paulo. Sinto que “Deus habita esta cidade”. Vejo os leigos motivados e querendo conhecer mais a Palavra de Deus, valorizar o dia do Senhor na comunidade celebrativa e ajudar os mais pobres. Queremos ser testemunhas nesta imensa cidade promovendo a caridade pastoral e a formação cristã.

2º Domingo da Quaresma

Essa experiência à luz da transfiguração de Jesus no monte acompanhado de seus três discípulos Pedro, Tiago e João. Na presença de Jesus é bom retomar a tradição na figura de Moisés e Elias. Temos a beleza da Igreja e nossa caminhada de fé ao longo de séculos por muitas gerações que nos antecederam. São também pessoas das comunidades onde fomos batizados, nossos familiares e tantas pessoas que deram seus testemunhos de vida e de fé. O passado ilumina o presente a sairmos de encontro as outras pessoas nos dias atuais.

Com tudo que temos de bom e de belo. Vamos nos colocar numa atitude de escuta como discípulos com seus corações ardentes e pés no caminho. A Palavra de Deus é sempre viva e dinâmica. O Espírito Santo nos ilumina para escutar a Palavra vivente que o Pai nos convida a escutar e  seguir no caminho sinodal de uma Igreja em comunhão, participação e missão. “Este é o meu Filho amado. Escutai-o” (Mt 17,5).

Pe Laudeni Ramos Barbosa,CSC