Estimados irmãos e irmãs!
Em sintonia com o tema do Dia Mundial das Comunicações “Falar com o coração: vivendo a verdade, no amor” celebramos o Domingo da Ascenção do Senhor. Jesus termina sua missão, despede-se dos seus discípulos e é elevado e glorificando pelo Pai. Como Igreja de Cristo temos que dar continuidade à missão de Cristo, transmitindo a herança do amor e da verdade do Ressuscitado.
É preciso sair em missão e fazer o Cristo Ressuscitado nos pede: “Ide e Fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo e ensinar tudo o que Cristo nos ensinou”. Quem de nós fez uma boa catequese? Uma boa formação, bíblica, pastoral e missionária? Está de comunhão com a Igreja? Participa, faz caridade de amor pelo próximo? Reza, tem espiritualidade? Então, está na hora de deixar-se evangelizar para evangelizar.
É preciso levar a boa notícia de Jesus Cristo usando melhor da melhor maneira os meios de comunicação. A comunicação pelas mais variadas formas de potencialidades. A homilia do padre, o uso adequado do microfone, a leitura bem preparada e o uso correto de todos os instrumentos musicais e livros litúrgicos. Precisamos explorar mais as redes sociais com mensagens verdadeiras e não divulgação de fake news.
A comunicação faz parte essencial da evangelização que está sempre a caminho. O anúncio do Evangelho é obra natural do Espírito Santo que atua livremente em nós. Mas, isso não significa que podemos falar qualquer coisa. Cuidado! A Palavra de Deus não é qualquer coisa. A mensagem do Evangelho não é nossa. Somos instrumentos das mãos do Senhor e fomos enviados para levar o Evangelho pelo mundo todo.
Que O Senhor nos ilumine com o Espírito Santo para fazer chegar a sua Palavra no nosso coração. E com o coração ardendo de amor pela Palavra do Senhor, não a guardemos a Palavra somente para si mesmo.
Grande abraço. Deus abençoe a todos.
Pe Laudeni Ramos Barbosa, CSC