Domingo da Solenidade de Pentecostes

Pentecostes era uma festa no calendário judaico e também era conhecida com o nome de festa da Colheita. Para os judeus, a festa trazia o significado do cultivo da terra e de sua colheita. A alegria se fazia infinita. Afinal,  a colheita dos frutos era compreendida como o dom de Deus após a libertação da escravidão do Egito.

Lucas diz nos Atos dos Apóstolos: “Quando chegou o dia de Pentecostes” (At 2,1). O Espírito permanece com Igreja, fortalecendo a língua do amor que é universal. O amor impulsiona a Igreja no Espírito Santo para realizar sua missão carismática. Deixa a Igreja viva e dinâmica como o vento e fogo que queima a palha do mal e purifica os corações. O vento que sopra livremente sem estar preso a ninguém.

O vento recorda a visão do profeta Ezequiel sobre o vale de ossos secos (cf. Ez 37, 9-14). Todo o ambiente da Igreja nasce e brota a vida, a esperança e o projeto novo de saída missionária. O fogo recorda o anúncio enfático de João Batista durante seu ministério profético ( cf. Lc 3,6).

O Espírito Santo valoriza a comunidade reunida e todos cheios do Espírito Santo reforça o aspecto comunitário de ação  conjunta na Igreja de Cristo. A Igreja está reunida quando tiver duas ou três pessoas, seja numa humilde casa, seja numa capela, seja numa comunidade de fé. Jesus está lá presente quando se escuta e medita sua Palavra no Santo Evangelho.

Quando rezamos juntos: “Vinde Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis!” Que oração bonita! Vinde: “Enviais o vosso Espírito, Senhor, e renascem da terra toda a face renovai!” (Salmo 103). Estamos em festa na Paróquia com noites belas de quermesse num ambiente familiar. Vamos rezar pela nossa Paróquia com intercessão de São José pelo bom fruto do pós-sínodo arquidiocesano da Igreja nesta imensa cidade de São Paulo. Pelos jovens e adultos que serão crismados no domingo de Pentecostes. Pelos Encontros de Formação Bíblica e pela preparação dos ministros da Sagrada Comunhão. Rezemos por todas as pessoas, que O Espírito Santo nos ilumine.

Pe Laudeni Ramos Barbosa,  CSC