Mensagem para o Décimo Domingo do Tempo Comum

Após o Tempo Pascal retomamos a segunda parte do Tempo Comum, também conhecido como Tempo Ordinário de nossa vida de fé no cotidiano. E começamos esse Domingo falando da religião que nos ajuda a viver a misericórdia e o amor cristão verdadeiro. Como vemos no profeta Oséias 6, 3-6 que Deus por ser amor. Ele  quer misericórdia e não sacrifícios. O amor é a essência do seu ser. Tudo o que Deus faz vem do amor.

Na belíssima carta de João diz que se alguém confessar que Jesus é o Filho de Deus,  Deus permanece nele, e ele em Deus. Só conhecemos Deus se confiamos no amor. Porque Deus é amor (1Jo 4,15-16). A religião autêntica é aquela que vive e pratica o amor entre os cristãos. É aquela que não propaga o farisaísmo, mas aquela que tem a sabedoria de levar o amor Deus pela justiça e pela verdade do Evangelho.

O amor vê, convida e acolhe na comunidade de fé. Como Jesus que passa e vê Levi sentado na coletoria de impostos.  Jesus olha e o convida: “Vem e segue-me!”. Ele se levantou e seguiu Jesus (cf. Mt 9,9-13). O olhar de Jesus é um olhar de amor que faz um convite vocacional e a vida se transforma de Levi para Mateus. Este que escreveu essa cena do Evangelho deste domingo. Noutra cena diz que Mateus feliz convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Quem Mateus convidou? Ele convidou todos seus amigos pecadores. E Jesus comeu na mesa com os pecadores. O amor acolhe os pecadores. Não aqueles como os fariseus que se acham são e salvos.

Este Domingo nos ajuda a compreender a viver uma religião numa Igreja de amor pelos pobres e pecadores. Uma Igreja que não celebra distante de Deus e do culto separado da vida. O amor cristão que seja verdadeiro para viver numa fé sólida e  consciente,  à luz da Palavra de Deus, e que leva a gestos de amor e justiça.

Fraterno abraço.

Pe Laudeni Ramos Barbosa,  CSC