Philip Kosloski – publicado em 15/09/20
O nome original tem origem na língua hebraica e é carregado de simbolismo
Tanto Jesus quanto Maria tinham nomes originalmente em hebraico ou aramaico e com profundo significado espiritual.
De acordo com a Enciclopédia Católica, a forma hebraica do nome de Maria é Miriam (ou Myriam) e pode ter sido seu nome verdadeiro.
No entanto, ao longo dos anos, o nome passou por várias traduções, à medida que a Bíblia se espalhava pelo mundo.
O nome “Miriam” é mais próximo do hebraico original do que o latim “Maria”. Além disso, a definição original do nome foi considerada por muitos estudiosos e santos como tendo um grande simbolismo.
Alguns estudiosos da Bíblia interpretaram o prefixo “mar” no nome de Maria como “gota do mar”. São Jerônimo o traduziu do latim como stilla maris, que mais tarde foi alterado para stella (estrela) maris. Isso explica o título popular de Maria como “Estrela do Mar”.
São Boaventura adotou muitos desses significados e combinou seu simbolismo, dando a cada um seu próprio significado espiritual:
“Este nome santíssimo, doce e digno foi eminentemente adequado a uma virgem tão sagrada, doce e digna. Maria significa mar amargo, estrela do mar, a iluminada ou iluminadora. Maria é interpretada como Senhora. Maria é um mar amargo para os demônios; para os homens, ela é a estrela do mar; para os anjos ela é iluminadora, e para todas as criaturas ela é a senhora.”
Não foi por acaso que Deus escolheu uma mulher chamada “Miriam” e o fez com a história e o significado em mente.